Papel alumínio deve ser evitado, pois causa o mesmo efeito, mas pode ser usado para cobrir partes da comida (nunca o alimento inteiro). Também não pode ser posicionado próximo às paredes do micro-ondas e deve ficar a pelo menos 5 cm delas.De forma similar, aquelas embalagens de marmita feitas de alumínio também podem ser usadas, desde que todas as medidas de segurança sejam tomadas. Segundo a Associação Brasileira de Alumínio, as medidas são:
- A embalagem deve estar sem tampa e cheia até a boca. Se não estiver cheia, a comida deve ser transferida para um prato.
- Apenas uma embalagem deve ser aquecida por vez.
- Ela não pode encostar nas paredes do aparelho e deve estar a pelo menos 5 cm de distância delas. Para garantir, use uma tampa própria de micro-ondas sobre a marmita.
- Use um protetor de mãos para retirar a embalagem do aparelho, pois o alumínio também esquenta.
Recipientes ou embalagens de papel também não devem ser usadas, pois podem se incendiar dentro do micro-ondas.
Seja qual for o material, alimentos ensacados podem explodir devido à pressão gerada dentro do saco.
Mas e a pipoca? "Ela vem em uma embalagem projetada para ter um espaço suficiente para conter a pipoca pronta, por isso pode ser aquecida", diz Elke Stedefeldt.
Por esse mesmo motivo, não é recomendado tentar fazer uma versão caseira da pipoca de micro-ondas em embalagens ou recipientes improvisados.