As chuvas que ocorreram em Natal nessa terça-feira (17) prejudicaram o abastecimento de energia em bairros das zonas Norte, Leste e Sul da capital potiguar. A Neoenergia Cosern informou em nota enviada à imprensa os motivos dos problemas.
Segundo a empresa, o que provocou a falta de energia em alguns bairros de Natal foi a queda de galhos de árvores, palhas de coqueiros e palmeiras sobre a rede elétrica, provocada pelos fortes ventos seguidos de chuva.
Na zona Norte, cerca de 9.668 casas na Redinha, Redinha Nova, Pajuçara e na praia de Genipabu tiveram quedas de energia. De acordo com a empresa, de imediato 6.465 clientes foram religados. Os demais foram normalizados às 1h30 da madrugada desta quarta-feira (18).
Na zona Sul, à noite, ocorreu outro problema. Uma tela de proteção de uma obra de construção civil se desprendeu durante a ventania e caiu em cima de um equipamento do sistema elétrico, provocando seu desligamento. Por causa disso, 5.710 consumidores foram afetados. De imediato, foram feitas 2.705 religações a partir de manobras na rede. Os demais foram normalizados às 20h35.
Na zona Leste, a queda de galhos de uma árvore nas proximidades do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) sobre a rede elétrica provocou a interrupção no fornecimento para 9.412 unidades consumidoras, às 18h59, em Mãe Luiza, Praia do Meio, Petrópolis, Tirol e Areia Preta. A normalização, ainda segundo a companhia, ocorreu às 21h25.
Outro bairro afetado foi a Ribeira. A Neoenergia Cosern comunicou que, nesta quarta-feira (18), uma forte ventania aliada com chuvas na noite anterior prejudicou um componente do sistema elétrico instalado na localidade, deixando 8.656 unidades consumidoras sem energia. Através de manobras no sistema elétrico, o fornecimento de energia foi normalizado para a totalidade dos clientes às 8h49. As causas dessa falha estão sendo investigadas pela Neoenergia Cosern.