Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Policiais militares de PE embarcam para Brasília para reforçar segurança após atos terroristas de bolsonaristas golpistas
Publicado em 14/01/2023 03:53
Novidades

Eles se juntaram a outros 14 pernambucanos que integram a Força Nacional na capital federal. A governadora Raquel Lyra (PSDB) participou de reunião com o presidente Lula.

Cinquenta policiais militares de Pernambuco embarcaram em um voo para Brasília para reforçar a segurança da capital federal após atos terroristas de bolsonaristas golpistas, que invadiram e depredaram, no domingo (8), o Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto.

Eles se juntaram a outros 14 pernambucanos que integram a Força Nacional no Distrito Federal. O embarque aconteceu na noite da segunda-feira (9). Os policiais se reuniram no Quartel do Derby, no Centro do Recife, onde fica a sede operacional da Polícia Militar (PM).

epois, seguiram em um ônibus até a Base Aérea da Aeronáutica, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou por volta das 20h. Durante a segunda-feira (9), os policiais passaram por reuniões de nivelamento e planejamento operacional no Comando Geral da PM.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), esses PMs são "profissionais capacitados para o tipo de ação que irão desempenhar, de policiamento preventivo e de controle de distúrbios". A maioria deles tem curso promovido pela própria Força Nacional.

Em Brasília, os PMs atuarão para garantir a lei e a ordem, em apoio à intervenção determinada pelo presidente Lula (PT) após os ataques terroristas ocorridos em Brasília no domingo (8). Na segunda-feira (9), a Câmara dos Deputados aprovou, em sessão extraordinária, o decreto de intervenção.

Além disso, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi afastado do cargo por 90 dias, pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. O ministro disse que os atos terroristas do domingo só podem ter tido a anuência do governo do DF, uma vez que os preparativos para a arruaça eram conhecidos.

Na segunda-feira (9), o presidente Lula (PT) se reuniu com governadores e vice-governadores dos 26 estados e do Distrito Federal. Depois do encontro, eles caminharam juntos, saindo do Palácio do Planalto, e fizeram uma visita simbólica ao prédio histórico do STF, que foi depredado pelos terroristas bolsonaristas (veja vídeo acima).

No local, a governadora Raquel Lyra gravou um vídeo e publicou nas redes sociais, prestando solidariedade aos três poderes, atacados pelos bolsonaristas.

 "Nós saímos de uma reunião com os governadores do Brasil no Palácio do Planalto, viemos aqui ao Supremo Tribunal Federal para prestar a nossa solidariedade irrestrita aos poderes constituídos no Brasil, num Estado Democrático de Direito, onde democracia, ordem e respeito aos poderes são valores inegociáveis. Em Pernambuco, seguimos atentos e vigilantes, de maneira integrada, agindo com as forças operacionais de polícia, para permitir que a paz social permaneça no nosso estado, trabalhando para que democracia seja sempre valor inalienável e esteja sempre firme", afirmou.

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online