Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Dia do Idoso: saiba como se proteger de golpes na terceira idade
Publicado em 01/10/2022 11:32
Novidades

Idosos ainda são um dos alvos preferidos dos criminosos.

Hoje (1º) é comemorado o Dia do Idoso e apesar de saber que a experiência e o conhecimento são atributos que vêm com a idade, os golpes de cybercriminosos podem pegar os mais velhos desprevenidos. O avanço de novas tecnologias otimizou a vida de todo mundo, inclusive de pessoas da terceira idade. A facilidade em se comunicar, acessar conteúdos e até realizar uma transação bancária tem feito parte da rotina desse público também.

O perito em crimes digitais, Wanderson Castilho explica que a pandemia intensificou o uso da internet, e que agora idosos estão mais ativos no ambiente on-line, no entanto, ainda com pouco conhecimento sobre segurança digital. “Os golpes envolvendo pessoas da terceira idade, vão desde assuntos como aposentadoria, cartões de crédito bloqueados, e até de pessoas mal intencionadas que têm acesso direto a eles" e os idosos são um dos alvos mais fáceis dos criminosos.

 

As fraudes em transações digitais envolvendo pessoas de 18 a 24 anos e com mais de 75 anos foram as que mais cresceram em 2021, segundo levantamento da empresa LexisNexis Ricks SolutionsEntre os mais jovens, as fraudes cometidas são em virtude da exposição excessiva de dados na internet. Já entre os mais velhos, se destacam ações de golpistas e também fraudes envolvendo parentes que usam o celular dessas pessoas para pegar empréstimos, fazer transferências e comprar itens sem o seu consentimento.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online