Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco promove atividades e discussões sobre preservação
Publicado em 15/08/2022 00:30
Novidades
A partir da segunda-feira (15) começam as múltiplas atividades da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, evento estadual de preservação da cultura que conta com a participação de 31 municípios pernambucanos, promovendo ações educativas, cursos, exposições, lançamentos de livros, oficinas, palestras, rodas de conversa, seminários e visitas guiadas. Com realização da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-pe) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a semana é agora instituída por lei pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros, por meio da Lei Nº 17.851 de 22 de junho de 2022.
 
Na conferência de abertura, às 9h30, no Teatro Fernando Santa Cruz, haverá a participação do professor, arquiteto e urbanista Dr. Nivaldo Vieira de Andrade Junior, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e será mediada pela arquiteta Larissa Menezes e pelo antropólogo Hugo Menezes. Ainda na segunda-feira, será realizado o Seminário Patrimônio Cultural: Resistências e Perspectivas, com duas mesas: A Patrimônio Cultural e Metodologias de Preservação e Salvaguarda: práticas tradicionais e transformações nos novos tempos; e a Resistência em espaços culturais: estudos de casos em Pernambuco, dando continuidade ao seminário na terça-feira (16), no mesmo horário e local.
 
“A Semana do Patrimônio chega com a missão de ampliarmos os encontros por meio do retorno presencial das atividades culturais que já temos vivenciado. Mais uma vez, a nossa proposta é reunir estudantes, pesquisadores, gestores municipais, fazedores de cultura e todos os cidadãos que valorizem a temática da preservação do patrimônio cultural em torno deste importante evento estadual sobre a preservação do patrimônio cultural pernambucano”, ressalta Oscar Barreto, secretário Estadual de Cultura.
 
“O evento tem ainda o objetivo de ampliar a discussão da importância do patrimônio cultural para a sociedade. Não há como pensar qualquer prática da vida cultural, seus saberes e fazeres, sem entender sobre nossa história e a importância da sua preservação. Esta é uma oportunidade ímpar de se inteirar mais e melhor sobre o assunto”, afirma Severino Pessoa, presidente da Fundarpe.
 
15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco
De 15 a 30 de agosto, em 31 municípios pernambucanos
Atividades remotas no YouTube da Secult-PE/Fundarpe (www.youtube.com/secultpe)
Mais informações: ascomculturape@gmail.com ou pelo perfil do Instagram @culturape
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online