O Butantan identificou 40 variantes do coronavírus durante um projeto de sequenciamento genético e testagem de Covid realizado no estado de São Paulo. Segundo anúncio do instituto nesta quarta-fe9ra (27), todas são classificadas como "circulantes", ou seja, nenhuma delas tem capacidade de se tornar predominante às já conhecidas, como a delta e a ômicron, que são as chamadas "variantes de atenção".
A identificação foi realizada no laboratório móvel do Butantan. Finalizado em março deste ano, o projeto itinerante Lab Móvel começou em agosto de 2021, com o objetivo de realizar exames de diagnósticos (PCR) e também sequenciamentos genômicos de amostras positivas de Covid-19 nas cidades do interior paulista. O sistema é uma forma de identificar com agilidade casos da doença e ajudar a "desafogar" o sistema de saúde com parte das testagens nas regiões mais críticas de cada Departamento Regional de Saúde (DRS).
O Lab Móvel recebia os testes de PCR e fazia a análise, gerando um resultado em até 24h. A partir daí, algumas das que davam positivo eram sequenciadas num prazo de três a 12 dias.