Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Exoplaneta é destruído por explosões de radiação de estrela que ele provoca
Publicado em 10/07/2025 00:00
Novidades

‘Pegajoso’, o HIP 67522 b orbita extremamente perto de sua estrela hospedeira e exerce influência magnética nela, o que geram explosões

O exoplaneta HIP 67522 b, que pode provocar a própria destruição, foi capturado pela missão Cheops da Agência Espacial Europeia. Considerado pegajoso, ele fica localizado extremamente perto da sua estrela hospedeira e parece fazer com que o astro emita explosões de radiação. Por ter uma atmosfera fina, as explosões são destruidoras e o planeta alienígena encolhe a cada ano.

Segundo a Agência Espacial Europeia, essa é a primeira evidência de um “planeta com desejo de morte”. No entanto, a hipótese já era considerada possível desde a década de 1990. O planeta alienígena orbita uma estrela jovem de 17 milhões de anos, que abriga outro planeta também.

Pela proximidade com a estrela – o HIP 67522 b demora 7 dias para finalizar a órbita –, os pesquisadores descobriram que ele é responsável por perturbar o campo magnético de sua estrela hospedeira e desencadear erupções.

A equipe responsável pela consolidação da hipótese foi liderada pela pesquisadora Ekaterina Ilin, do Instituto Holandês de Radioastronomia (ASTRON) “Não tínhamos visto nenhum sistema como o HIP 67522 antes; quando o planeta foi encontrado, era o planeta mais jovem conhecido a orbitar sua estrela hospedeira em menos de 10 dias”, diz Ekaterina.

Os pesquisadores estimam que, nos próximos 100 milhões de anos, o planeta, que hoje é do tamanho de Júpiter, poderá passar para o tamanho de Netuno. O HIP 67522 b tem a atmosfera com densidade semelhante à de um algodão doce, o que o tornou um dos exoplanetas mais finos já encontrados.

Fina com pluma, a atmosfera do planeta está erodindo com as explosões. “O planeta parece estar desencadeando erupções particularmente energéticas”, ressalta Ekaterina. “As ondas que ele envia ao longo das linhas do campo magnético da estrela desencadeiam erupções em momentos específicos. Mas a energia das erupções é muito maior do que a energia das ondas. Acreditamos que as ondas estejam desencadeando explosões que estão prestes a acontecer.”

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online